Medidor de Velocidade → Saiba Quando Sua Internet Estiver Lenta

Sabe quando você sente que a sua internet está muito mais lenta do que o normal? Você sabe porquê isso aconteceu? É só usar o Medidor de Velocidade!

Isso aconteceu por causa do streaming que você pode usar muito como YouTube, Netflix e Spotify.

Também pode ter acontecido por causa dos vários downloads que a galera que usa a sua internet está fazendo, as vezes muito pesados, as vezes muito leves, mas que quando juntos, conseguem consumir grande parte da quantidade disponível para navegação.

Quando a sua internet não é ilimitada e/ou é de franquia. As vezes a baixa velocidade é justificada pelos motivos acima e pelo fato de que muitas pessoas estão usando a internet ao mesmo tempo, fazendo com que alguns fiquem com uma fatia de velocidade menor do que as outras.

E sim, é exatamente isso que acontece. Basicamente se 10 pessoas usam e compartilham a mesma internet de 10 megas, teoricamente ficaria um mega para cada, mas na prática acontece outra coisa, quem chegou primeiro consegue mais, deixando menos para os que acessaram a rede por último.

No entanto, essa baixa velocidade não é justificada e é sim por causa da má qualidade da empresa que coordena a sua rede, e isso, ao final de tudo, causa problemas tanto para a empresa quanto para o usuário.

Para a empresa porque pode ser acusada de uma coisa que ela não fez e para o usuário que pode ter a sua velocidade reduzida mesmo não tendo atingido toda o limite mensal disponível e fica sempre essa dúvida de quem realmente estava certo e quem estava errado.

Um outro problema pode ser físico: A velocidade da internet pode sim ser prejudicada por causa de um cabo que está com um mal funcionamento e até por causa da chuva, vento e condições climáticas adversas.

E ainda tinha outra situação e muito mais embaraçosa, acontece quando o usuário tem a sensação de que sua internet está mais lenta sendo que isso não está acontecendo e essa dúvida faz com que ele culpe a empresa, que não fez nada.

Todavia o usuário também não alcançou o limite mensal disponível, ele começa todo um problema porquê achou que a internet estava lenta, sendo que a velocidade continua a mesma coisa.

Passar por isso realmente deve ser bem embaraçoso, não acha?

Para Que Serve um Medidor de Velocidade?

Então, para que essas situações não acontecessem mais ou ocorressem com menos frequência, o medidor de velocidade foi criado, e é uma ferramenta que ajuda muito o usuário tanto para se certificar, no começo do mês.

Se a velocidade está vindo como prometida e para conseguir provas, caso seja necessário, de diversas medições para comprovar que a sua velocidade realmente está abaixo da que foi contratada.

Um medidor de velocidade também pode servir para que você descubra se há algum cabo danificado, visto que até um fio
pode prejudicar demais a velocidade, tanto na sua casa quanto na central que a empresa usa e conseguir avisar para o técnico.

Um fator muito positivo e legal é que você consegue verificar se existe alguém que está acessando e usando a sua rede sem a sua permissão, o que com certeza pode diminuir a velocidade da internet, já que se um está.

Ele pode passar a senha para outros que também vão usar e consequentemente gastar a sua franquia.

Outra coisa que você pode descobrir usando o medidor de velocidade é se existe alguma tarefa que está fazendo ou ferramenta que está utilizando que está gastando muitos dados de internet, além do normal, o que pode te prejudicar e influenciar na sua conta no final do mês.

Você pode se perguntar: Como saber se o teste foi ou não verdadeiro?

É simples, faça o teste durante alguns dias seguidos e sempre na mesma situação, ok?

Medidor de Velocidade de Internet

Para ajudar, as operadoras montaram seus próprios medidores de velocidade e, a maioria deles, está disponível gratuitamente e para todos os usuários independentemente da empresa provedora.

Informação importante: Os medidores de velocidade de internet brasileiros ainda são visto com maus olhos por aqueles que já experimentaram os medidores de velocidade americanos, por exemplo.

Por isso, tenho uma dica para você:

Para constatar a veracidade do teste e a qualidade do medidor de velocidade que escolher, faça testes regularmente, nas mesmas condições e no mesmo horário se possível.

A tendência é que a diferença entre os testes sejam poucas e as discrepâncias sejam minimas. Se a diferença entre os testes for muito grande, principalmente se as condições e o horário forem respeitados, é bom trocar de medidor, pois esse está sendo verídico.

Pensando nisso, abaixo estão os principais medidores de velocidade que a internet brasileira possui atualmente, falarei um pouco sobre cada um e sobre a empresa que o disponibiliza também, ok?

Então, vamos começar?

Vamos lá!

GVT

A Global Village Telecom é uma grande empresa brasileira que oferece internet para cerca de 20 estados e mais de 146 cidades.

O que é dito nas propagandas dessa empresa, felizmente, não é mentira. Todas as pessoas que conheço que tem GVT nunca reclamaram e até elogiam muito o serviço realizado pela empresa, independentemente da velocidade contratada.

A GVT até já conquistou o prêmio e o lugar de melhor internet brasileira, o que justifica tudo que falei acima.

O medidor de velocidade da GVT é o Teste Power e está disponível apenas para os clientes e usuários da empresa. Por isso, se você que não é usuário e não tem o login e a senha, tentar entrar no Teste Power GVT, será redirecionado para a página de planos da Global Village Telecom.

Olha, existem casos em que uma página é beneficiada pela provedora para que toda vez que o usuário acessasse aquela página, uma maior quantidade de dados fosse liberada pela rede para que a velocidade fosse maior durante o acesso.

Isso ficou comprovado nos Estados Unidos quando a Netflix pagava para algumas provedoras para que quando os usuários fossem assistir alguma coisa na página da mesma.

Uma maior quantidade de dados fosse liberada e a velocidade de carregamento do vídeo fosse maior, fazendo com que a insatisfação fosse menor por parte dos clientes.

Seria normal se a GVT liberasse uma maior quantidade de dados para a Teste Power até porquê é um medidor de velocidade e vai definir a satisfação do cliente visto que se ele ver que a sua velocidade é menor do que a contratada no medidor da própria provedora seria um grande tiro no pé.

No entanto, o Marco Civil da Internet definiu que todas as empresas não influenciassem no carregamento de nenhuma página, ou seja, não dessem vantagem para nenhuma e mantendo a mesma velocidade para todos os sites. Então, se a GVT fazia isso, provavelmente parou de fazer porquê virou crime.

Por isso, o Teste Power GVT é sim confiável.

Oi

A Oi (Antiga Telemar) é uma empresa brasileira de telecomunicações que atua em mais de 23 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Foi a primeira a implantar o GSM no Brasil, possui mais de 75 milhões de clientes por todo o Brasil, pouco menos de 3/8 da população total.

A Oi Velox é a internet oferecida pela empresa e é, sem dúvidas, uma das mais populares, se não a mais popular internet do Brasil, tanto por causa dos preços oferecidos quanto por causa do alcance, chegando a diversos lugares que, por exemplo, a GVT não chega.

O medidor de velocidade da Velox é o Speed Test Oi, é uma página nova e um medidor de velocidade demo, pois infelizmente a Oi ainda está montando e finalizando o seu próprio medidor, por isso tem um aviso na própria página dizendo que ele é Demo.

De acordo com a Oi em breve a ferramenta será disponibilizada.

Informação importante: Para utilizar o Speed Test Oi, precisa ter o adobe flash ativado e atualizado.

É importante dizer para quem quer contratar a Oi Velox que essa empresa está à beira da falência com uma dívida de 65 bilhões de reais, divulgada no primeiro semestre de 2016 e com muitas reclamações por toda a internet, seja no reclame aqui, seja em fóruns desses assuntos, por isso, muito cuidado na hora de escolher contratar a Oi e os seus serviços.

CTBC

A Alga Telecom é uma empresa de telecomunicações que está presente em 8 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Apesar de não ser tão grande quanto as outras empresas que já foram citadas na lista, ela tem poucas reclamações na internet e muitos elogios por parte dos seus 1,3 milhões de usuários.

A CTBC é uma marca da Alga Telecom. Para falar a verdade, a CTBC foi o primeiro nome da Alga Telecom e depois de um tempo passou a ser a marca do Medidor de Velocidade da mesma.

O medidor de velocidade CTBC tem um site muito didático e organizado para que os usuários não se percam e saibam exatamente o que vão encontrar no teste.

Mas eles não descobrem isso só no site, você verá lá e eu vou disponibilizar aqui (um ótimo complemento para o artigo) uma cartilha para os usuários que vão realizar o teste.

Nessa cartilha você irá descobrir o que encontrará no medidor de velocidade CTBC e até conseguirá tirar algumas dúvidas muito frequentes entre os leigos no assunto, como por exemplo o porquê a velocidade de download é diferente da velocidade de upload.

Anatel

Pode não ser o melhor do Brasil, mas com certeza é o medidor de velocidade da Agência Nacional de Telecomunicações que busca o resultado mais próximo da verdade.

O medidor foi criado por meio de uma regulamentação da própria ANATEL e se chama EAQ (Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga).

Lá, assim como na cartilha da CTBC, também está disponível o glossário do medidor de velocidade e várias outras páginas informativas para te ajudar a entender tudo que é necessário.

O teste é gratuito e é válido para todas as internets, ou seja, de todas as provedoras.

Dica importante: A ANATEL diz que o valor mínimo que a empresa deve fornecer para o seu usuário é de 40% da franquia, então se você contratar a velocidade de 10 mega, a sua rotação mínima deve ser nos 4 mega.

Outra regra alterada pela ANATEL foi a média de serviço contratado, antes os provedores eram obrigados a manter uma média de velocidade de 70%, agora é 80%, então, se você contratar uma internet de 10 mega, a média do mês deve ser de 8 mega.

Copel Medidor de Internet

Cooperativa Paranaense de Energia (Copel) é uma empresa de Energia e de Telecomunicações paranaense e é uma das poucas empresas no Brasil que oferecem a internet por Fibra óptica, pena que ela só atua no Estado do Paraná.

Não é atoa que o medidor de velocidade da Copel é um dos principais sites do Brasil é altamente recomendado em diversos sites como Terra, por exemplo.

O medidor de velocidade da Copel é muito, muito simplificado, fazendo com que a quantidade de dados gastos seja mínima e a segurança no resultado seja a máxima possível.

O nome do medidor é Speedtest COPEL e para ajudar o site disponibiliza quatro dicas básicas para que você, usuário, possa ter uma ótima experiência no site. O medidor é gratuito e muito confiável, por isso, faça bom proveito do Speedtest COPEL.

Grátis

Grátis é um medidor de velocidade do site Gr@tis, um site que disponibiliza diversos softwares para download e está no ar desde 1998 e possui mais de 500 mil visitantes por mês.

Pensa em um site simples? Esse é o medidor de velocidade Grátis, pois quando você entra na página ele já começa a medir na mesma hora e assim que a barra chega aos 100% ele te mostra o resultado da medição em kbps.

Então, se você acha que a sua medição de velocidade está sendo prejudicada por causa do peso do site do medidor, com o medidor Grátis não terá problema algum, pois nem propaganda a página tem.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3.478 votes, average: 4,99 out of 5)
Loading...

13 Comments

Leave a Comment